- Área: 196 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: Alfareria Soler, JUNG, Ladrilleria Mallorquinas, Roca, UnicMall
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno faz parte de um bloco do centro histórico de Felanitx. Um lugar construído por espaços sobrepostos, pátios e terraços, restos que se mantém como parte da história material dos edifícios e da cidade. Do mesmo modo, o projeto é uma sequência de construções e materiais, que recorre a esse imaginário construído em Mallorca.
O novo volume, destinado ao arquivo municipal, faz parte da arquitetura anônima e humilde do entorno, como mais uma casa da aldeia fechada para a rua, mas aberta ao céu. Em seu interior são construídas duas grandes salas: no térreo um espaço abobadado e no pavimento superior um telhado de madeira que flutua sobre as paredes.
Cinco materiais; cinco artesãos possuem seu lugar no edifício e expressam seu saber através de seu ofício. Concreto, cerâmica, madeira, ferro e cal. Cada artesão realiza com seu material um elemento construtivo, que se junta a outro apenas para transmitir as cargas ao solo. O pavimento superior, com sua luz filtrada, ilumina os documentos sem os prejudicar, ao contrário do espaço no térreo, que é mais sombrio e protege os livros, além de abrigar um acervo de documentos e pedras que narram a história de Felanitx.